Bagagem de mão – o que posso levar?
Quando chegam as férias e escolhemos viajar de avião, já vamos logo pensando no que levar na mala de mão. Ainda mais atualmente, em que são cobradas taxas extras para despacharmos nossa bagagem.
Ao fazer as malas, sempre surgem dúvidas sobre um item ou outro e se há alguma restrição no que diz respeito ao que podemos levar conosco dentro do avião.
Passar pelos controles de segurança, raio-X, saiba quais precauções tomar ao arrumar as coisas que vai levar na bagagem de mão e não passar por problemas ou imprevistos.
Índice
Cada vez mais, as pessoas usam o avião como meio de transporte e as viagens aéreas se multiplicam. Na hora de fazer as malas e separar os pertences surgem as dúvidas: O que podemos levar na bagagem de mão? Quais são os itens proibidos que não podemos ter conosco a bordo da aeronave?
Com as constantes alterações nas regras e políticas de cada empresa aérea, é muito importante prestar atenção, desde o momento da compra da passagem aérea, no que está incluso e quais são as restrições do bilhete. Cada bilhete aéreo é um contrato entre o passageiro e a empresa aérea.
Cada tipo de tarifa é diferente e inclui ou não bagagem despachada. Algumas podem não dar direito à bagagem de mão padrão, devido à rota ou tamanho da aeronave. No caso de qualquer incerteza, procure a empresa aérea para esclarecer dúvidas que possa ter.
Bagagem de mão X Bagagem despachada
A bagagem de mão é aquela que levamos conosco até o avião e que colocamos no compartimento específico da aeronave, que fica na parte superior, acima dos assentos. É diferente da bagagem despachada, que é a que vai no porão da aeronave, encaminhada no momento do check-in ou quando procuramos o balcão da empresa aérea e ela nos fornece a etiqueta do comprovante de bagagem despachada.
Bagagem de mão – medida e peso
A bagagem de mão tem dimensões especificas que não podem ser ultrapassadas: 115 centímetros lineares, isto é, a somatória da largura, altura e comprimento da mala. Geralmente, as medidas são 55 centímetros de altura; 35 centímetros de largura e 25 centímetros de comprimento. (Incluindo-se as rodinhas, e bolsinhos externos).
O peso máximo permitido na bagagem de mão, que pode ser levada pelo passageiro na aeronave é 10 Kg. Ultrapassando-se esse peso, a bagagem precisa ser despachada.
No geral, ao embarcamos na aeronave, temos direito a levar conosco, além da bagagem de mão, uma bolsa ou mochila (item pessoal). As medidas desse item pessoal não podem ultrapassar 45 centímetros de altura, 35 centímetros de comprimento, 20 centímetros de largura. Esse item pessoal deve ser colocado no espaço que fica debaixo do assento à frente. Se estiver sentado na saída de emergência, deve-se utilizar o compartimento de bagagem, que fica acima dos assentos.
Bagagem de mão – o que NÃO é permitido
Vamos aos itens que NÃO podem ser levados na bagagem de mão (obviamente também na bolsa ou mochila de mão – item pessoal):
- Objetos cortantes ou pontiagudos como tesouras, alicates, canivetes (qualquer canivete de várias utilidades, tipo canivete suíço), machados, estiletes, navalhas, picadores de gelo;
- Armas de fogo ou de pressão, choque elétrico, químicas (réplicas ou de brinquedo também não são permitidas);
- Spray de pimenta, ácidos, substâncias químicas e toxicas;
- Armas de artes marciais;
- Material corrosivo, cloro, alvejantes, venenos, materiais infecciosos e radioativos, mercúrio;
- Produtos inflamáveis ou explosivos como munições, fusíveis, estopins, fogos de artificio, pólvora, aerossóis, gases inflamáveis, maçarico (exceto alguns tipos de fósforos e isqueiro – veja mais abaixo);
- Tintas e solventes inflamáveis; tíner terebentina, verniz, acetona, resina, dentre outros;
- Pês de cabra e alavancas, furadeiras, brocas, chaves de fenda, cinzéis, martelos, maçaricos, marretas, pistolas de pregos e similares, dispositivos de alarmes;
- Frascos com líquido de volume superior a 100 mililitros (voos internacionais);
- Substâncias em pó com quantidade superior a 350 ml (voos com destino aos EUA);
- Equipamentos esportivos em geral;
- Qualquer produto líquido ou pastoso com mais de 100 mililitros, tais como molhos e doces;
- Água engarrafada, mesmo que estiver selada – você pode levar a garrafa vazia e enchê-la na área de embarque.
Bagagem de mão – o que posso levar comigo
- Dinheiro, cartões de banco, chaves e documentos devem ser levados na bagagem de mão;
- Objetos de valor como joias, relógios e objetos de valor sentimental devem ser levados na bagagem de mão;
- Produtos eletroeletrônicos como celular, tablet, notebook devem seguir na bagagem de mão;
- Aparelho de barbear elétrico;
- Aparelho de barbear totalmente descartável (não pode levar lâminas a parte);
- Tesouras pequenas com ponta arredondadas e lâminas menores de 6 cm;
- Lixa de unha metálica, só se não tiver aresta cortante/ponta perfurante (até 6 centímetros);
- Lapiseiras e canetas tinteiro só se tiverem menos que 15 centímetros;
- Termômetro de medição térmica;
- Medicamentos com prescrição médica;
- Alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais – somente o necessário para o período total de voo;
- Medicamentos que não necessitem de receita médica, tais como colírios, solução salina para lentes de contato, desde que não exceda 100 mililitros;
- Insulina e caneta aplicadora de insulina para passageiros diabéticos – caso ultrapasse 100 mililitros precisam estar acompanhados de receita médica;
- Cosméticos no formato sólido, tais como batons, protetores labiais, desodorantes no formato de bastão, etc.);
- Guarda-chuvas;
- Agulhas de tricô e crochê (não pontiagudas);
- Bengalas;
- Cortador de unhas com lâmina menor que 6 centímetros;
- Secador de cabelos e chapinha;
- Pilhas, tais como as alcalinas ou pilhas recarregáveis (verificar restrições específicas no site da ANAC: https://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros/o-que-posso-transportar/eletronicos-e-baterias);
- Drones (dentro das medidas e peso da bagagem de mão);
- Pacote pequeno de fósforos de segurança – Só pode ser transportado junto ao corpo do passageiro (dentro do bolso) e deve estar acondicionado em embalagem com capacidade não superior a 40 palitos, na quantidade máxima de uma caixa por pessoa;
- Isqueiro pequeno com gás fluido – somente um por pessoa e comprimento inferior a 8 centímetros e Só pode ser transportado junto ao corpo do passageiro (dentro do bolso).
Você pode levar também roupas e acessórios, artigos de higiene pessoal (dentro do limite dos volumes líquidos).
Dicas
De acordo com seu destino, cheque os detalhes referentes à sua viagem e aos artigos proibidos, pois a legislação se altera com frequência e cada país pode ter restrições específicas.
Sempre leve o que é mais importante na sua bolsa ou mochila (item pessoal).
Por vezes, principalmente quando o voo está muito cheio, os atendentes das companhias aéreas podem solicitar que despachemos nossa bagagem de mão (sem custo adicional).
Na hora de passar pelo raio X, retire seu notebook da mala e passe-o separado das outras coisas. Somente o laptop; não precisa retirar o cabo de energia.
Leve itens permitidos, mas com restrições, dentro de saquinhos plásticos transparentes para facilitar na hora de passar pela inspeção do raio X. Itens como fósforos e isqueiro, líquidos na quantidade permitida. Coloque-os em saquinhos tipo Ziploc.
Não esqueça que não são permitidos produtos aerossóis na bagagem de mão. É muito comum esquecermos desse detalhe e levarmos desodorantes ou repelentes de insetos em aerossol nas viagens. Lembre-se de despachá-los e não levar na mala de mão.
Lembre-se sempre de tirar qualquer dúvida adicional diretamente com a companhia aérea.
Verifique neste link do site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) alguns itens bem específicos de bagagem de mão e despachada: