quarta-feira, janeiro 15, 2025
Saúde

Mindful Eating – Alimentação Consciente e Plena

Mindfulness significa focar no momento presente, percebendo e reconhecendo as sensações e pensamentos desse momento.

A prática da atenção plena tem sido adotada por pessoas em todo o mundo nas mais variadas áreas da vida, ajudando-as a lidar com problemas como dores crônicas, depressão e ansiedade.

Publicidade

Da mesma forma, o mindfulness pode ser aplicado na alimentação e em toda a cadeia que a envolve, desde a compra dos alimentos até a sua preparação, o modo como servimos e, finalmente, como os consumimos.

Publicidade
Photo by Henley Design Studio on Unsplash
Mindful eating – Photo by Олег Юдин on Unsplash

O que é mindful eating

Mindful eating, portanto, é a alimentação consciente. Significa experienciar, realmente, o que comemos, sentir o gosto de cada garfada, observar as sensações de satisfação e plenitude em cada experiencia individual nesse processo.

É muito comum nos alimentarmos sem sequer darmos atenção ao que comemos. Geralmente, nos concentramos em outras tarefas, ao mesmo tempo em que nos alimentamos: leitura, assistir à televisão, trabalhar ou pensar nos próximos afazeres. Essa falta de atenção leva à ingestão em excesso e muitas vezes, sem sentido. Comemos sem pensar, por vezes, para aliviar sentimentos como ansiedade ou tristeza. O mindful eating é o completo oposto disso. É estar presente, conscientemente dando atenção ao processo da alimentação, absorvendo e compreendendo o efeito da comida em nosso corpo.

Pode parecer irreal ou até duvidoso conseguir atingir tais objetivos diante dos desafios da rotina diária que todos nós enfrentamos. Entretanto, para cuidar da saúde, é necessário tomar um passo para trás e nos dar conta das consequências que o descuido continuo com a alimentação pode causar ao nosso próprio bem-estar.

Publicidade

Perceber o que comemos ajuda a compreender as consequências que cada tipo de alimento traz ao nosso corpo.

Mindful eating ajuda na dieta?

Qualquer dieta, para ser eficaz, precisa da mudança de comportamento. Limitar-se à restrição alimentar pode funcionar a curto prazo, porém, para conseguir manter a dieta a longo prazo, assim como para a manutenção da perda de peso, necessita-se da transformação dos hábitos alimentares.

O mindful eating acaba contribuindo para a dieta, pois dá ênfase ao processo de comer e ajuda a perceber a saciedade. Prestar atenção às sensações que cada alimento proporciona, desperta uma perspectiva diferente, que nos faz aprender a saborear o que comemos.

Dar atenção à experiência de se alimentar pode ser um aliado à dieta, pois ajuda a controlar os desejos por comida e a selecionar os alimentos de acordo com os benefícios que desejamos para o nosso próprio bem-estar.

Benefícios do mindful eating

A alimentação consciente nos ajuda a perceber quando comemos por motivos emocionais ao invés de comermos simplesmente para saciar a fome. Aprendendo a analisar os sentimentos antes e durante o momento em que nos alimentamos, nos auxilia a prestar atenção em nós mesmos, com consciência.

A desaceleração que a alimentação consciente promove, nos faz apreciar muito mais os sabores e as refeições, contribuindo para que nos alimentemos com mais calma, auxiliando assim, o processo digestivo.

Tomar consciência dos alimentos abre caminhos para que busquemos ingredientes mais saudáveis, valorizando a origem dos alimentos, desde a sua produção até a chegada ao prato.

Como praticar o mindful eating

Comece devagar, praticando a alimentação consciente por curtos períodos e vá aumentando o tempo. Preste atenção nos alimentos e no valor nutritivo que eles trazem para a saúde.

Perceba a fome que tem, se realmente precisa se alimentar ou se precisa comer para satisfazer uma emoção ou uma vontade sem sentido.

Faça as refeições enquanto a fome seja considerável e não descomunal, pois assim não irá comer compulsivamente, por causa do estomago vazio.

Preste atenção no seu prato, reservando um momento para analisá-lo e apreciá-lo; quando começar a comer, vá percebendo as texturas, aromas, sabores e as sensações que cada alimento proporciona, mastigando bem, sem se apressar.

Repare, à medida em que for se alimentando, como está se sentido. Dê pequenas mordidas e mastigue bem. Perceba se seu estômago está cheio. Concentre-se no momento, em cada garfada. Se estiver satisfeito, pare de comer.

A alimentação consciente envolve também a origem dos alimentos e os processos utilizados na sua produção. Ter consciência sobre as nossas escolhas em relação à procedência dos ingredientes ajuda a reforçar a cadeia sustentável e a valorizar as pessoas que produzem e levam os alimentos até nós.

Exercite o mindful eating passo a passo e desacelere, focando apenas no processo alimentar. Com o tempo, você passará a ter maior controle sobre seus hábitos alimentares.

Pratique o mindful eating em qualquer lugar. Quando for sair para comer, analise o cardápio do restaurante e quando for ao mercado, analise a lista de compras. Considere qual o valor de cada item para a sua saúde.

A intenção é ajudar o indivíduo a saborear o momento e a comida, incentivando a sua presença plena para a experiência de comer. Mesmo que não consiga praticar o tempo todo, procure adotar o mindful eating em algumas refeições. Com o tempo, tendo em mente os princípios da alimentação consciente, a sintonia com seu corpo e sua mente certamente irão aumentar.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *